quarta-feira, 25 de março de 2009

Escolha o Seu

Fizeram a gente acreditar em padrões.Subdividiram a sociedade em classe média : média alta, média baixa, classe alta e classe baixa. Dividiram o certo e o errado. O azul para meninos e o cor-de-rosa para meninas. Separaram o amor do ódio. O preto do branco. Fizeram a gente crer em palavras de boa educação, a sermos sempre gentis, sorrir mais, falar menos.Criaram paradigmas para a vida do ser humano : polícial é sinônimo de herói e favela é lugar de bandido; príncipes encantados montados em cavalos branco ; em rosas vermelhas para representar o amor; em finais felizes...

Mas então por que não começos felizes?

É. Eu nunca gostei mesmo de rótulos. Sempre gostei de tudo que fosse autêntico, de tudo que fosse diferente.

Sabemos que a sociedade hoje em dia julga as pessoas, é isso tornou-se natural. E que atire a primeira pedra, quem nunca julgou ninguém, sem ao menos conhecer. É muito mais fácil, examinar uma pessoa superficialmente e em menos de dois segundos medi-la dos pés à cabeça e dizer o que ela parece ser pra você. Então, é só escolher um dos padrões que nossos pais, avôs, bizavôs e os avôs deles, e bizavôs deles...Enfim! Até um dos padrões que nós mesmos criamos e ponto.

É mais ou menos ver o trailler de um filme e contar o que você entendeu dele. Pra que perder uma hora em média sentado numa poltrona de cinema e entender o seu real fundamento sendo que em 6 minutos você já sabe o que PROVAVELMENTE vai acontecer. E baixar um resumo na internet então? São tantos recursos, tantos, que se você parar para procurá-los vai achar cada vez mais.

E cada vez mais destorcidos;

Agora imagine uma pessoa. É muito mais fácil dizer o que ela parece ser para você, do que perder uma vida tentando conhecê-la, um mês, uma semana. Ou então, por que não usar os recursos não é verdade? Pergunte ao próximo. E vá colhendo assim o seu fruto de informações.
Certas ou não, é você quem procura isso.

Porque para conhecer uma pessoa profundamente, precisa de muito. Pessoas não são vazias. Possuem cinco litros e meio de sangue em média correndo pelo corpo, um coração que bate, um pulmão que filtra. Pessoas são feitas de sentimentos. Ninguém vê que através de um sorriso largo pode existir muita coisa. Ninguém sabe o que se passar dentro da cabeça alheia quando está deitada no travesseiro antes de dormir. Ou o que sente quando um telefone toca. Ou quando tem sim seus problemas. Quando não está bem, acorda cedo e tem que manter sua postura pra ir trabalhar, cheio de coisas em mente. Ninguém sabe, ninguém.

Por isso é mais fácil assim. Julgando.
Lamento pra quem poupa tempo dessa forma. Poupa tempo e perde a chance de conhecer pessoas de verdade.

Fica minha dica de quarta à noite. Além do GG. Beijo.

Nenhum comentário: